« Home | Tarantino XXX? » | Eis o mistério da educação » | De luxo » | Piada fácil, idiota e absolutamente desnecessária » | Tekno.Lx (revista de postas) » | Machine guns of Bristol » | Ciberdúvida (ouvido no ofício) » | É pá, desculpem lá qualquer coisinha (revista de p... » | América (a maior crise desde a II Guerra Mundial) » | 2008 («Human judges can show mercy. But against th... » 

21 março 2008 

Patinho Feio (1909 - 2008)

Morreu José Patinho Feio. O professor universitário, divulgador musical e apresentador de televisão terá morrido na madrugada do passado dia 19 de Março, vítima de mau olhado. Patinho Feio tinha 99 anos.

Depois de passar vários anos a tirar vários cursos em várias universidades europeias, José Patinho Feio começou a sua carreira a apresentar o boletim agrícola na rádio francesa. Já em Portugal, foi o apresentador dos Jogos Sem Barreiras (que décadas mais tarde voltariam com novo nome e com o sucesso que estes primeiros nunca tiveram, talvez por serem feitos em rádio...) e do programa de variedades que a RTP criou para os ensaios da televisão portuguesa (e que, para desgosto de Patinho Feio, foram canceladoas na véspera da RTP ir para o ar).

Mas foi em 1967 que José Patinho Feio levantou o seu maior feito, ao criar a Festa Mundial de Música Sinfónica para Duetos em Charrete. Apesar de não passar da 1ª edição, a Festa de Patinho Feio deixou a sua marca na sociedade da altura, graças à popularidade do evento e à boa relação com as gentes das terras por onde a charrete passou, mas também graças à revelação de nomes luminosos da música sinfónica em charrete, como os virtuosos Ditadores do Canto Negro (que ainda hoje actuam em casamentos por todo o Mediterrâneo), os talentosos Escargots de MontParnasse (que, entretanto, se viraram para o rock sinfónico, chegando mesmo a fazer, em 1983, as primeiras partes dos concertos dos Supertramp na Escandinávia) ou a voz doce de Virtulina Caprisonne (com quem, mais tarde, Patinho Feio viria a contrair um longo e bonito matrimónio).

Espezinhado pela Velha Senhora, viveu até ao fim dos seus dias na sua casa de campo, num monte alentejano (ou da Extremadura espanhola, conforme os registos), onde terá ido desta para melhor, na companhia da sua mulher (embora haja quem acredite que Virtulina Caprisonne tenha falecido nos anos 90), dos 17 filhos de ambos (e das várias relações extraconjugais que foram mantendo ao longo do seu longo e bonito matrimómio) e dos cerca de 51 netos e bisnetos (segundo a família, o número de herdeiros poderá ser maior, consoante o valor da herança).

Da Festa, não mais se ouviu falar, excepto em 1991, quando um jovem universitário lisboeta, Rodovaldo Assalariado dos Santos, tentou levar avante a Festa Mundial de Música Sinfónica para Duetos em Charrete #2.0 – desejo frustrado pela impossibilidade do apoio do Museu dos Fantoches (“não foi falta de vontade deles, foi mesmo engano meu”, terá dito, na altura do cancelamento, Assalariado dos Santos).

José Patinho Feio deixa para a História um pesado legado: mais de 25 livros sobre música (incluíndo o polémico compêndio sobre músicas do mundo "A música ao fundo"), várias centenas de quadros (entre eles, os mais de 20 das séries "Quatro cães e um naipe de ases" e "Menino com lágrima") e milhares de fotografias (muitas delas inéditas, muitas outras esquecidas, como a mal amada série de retratos de artistas da boémia lisboeta "Má fama").

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates