« Home | O regresso do ataque do demónio do e-mail » | O ataque do demónio do e-mail » | O prato do dia foi... » | Foi há três anos... » | Quem o diz é um dos grandes nomes da história da h... » | Sabedoria popular (ouvido na rádio) » | A angústia do italiano no momento do penálti (revi... » | Amor no infinitivo (na terra dos amores) » | A diferença entre pornografia e arte segundo Alan ... » | Ainda o massacre de Nuremberga » 

02 julho 2006 

Breviário de leituras: Quando é que Jesus traz as costeletas?

Quando é que Jesus traz as costeletas?, George Carlin

«Gato escaldado

Eram quase onze e meia e tinha acabado de apagar o gato. Não tinha sido fácil porque ardera mais rapidamente do que tinha previsto.
O pobre bicho pegou fogo um pouco antes quando, numa tentativa de lhe testar os reflexos, atirei o rato de borracha preferido dele para dentro da lareira e ele, instintivamente, foi buscá-lo.
“MIAAAAAAAAAUUUUUUUUU!” podemos dizer.
A princípio, deixei-o arder um bocado só para lhe ensinar uma lição e para o livrar de uma ou duas camadas de lama, crostas e pêlo emaranhado que, ultimamente, pareciam andar a perturbar-lhe o andar. Mas admito que fiquei fascinado pelas cores variadas das chamas. Cores que, sem dúvida, se deviam em parte às horas infindáveis que passava a brincar na lixeira de resíduos tóxicos que havia ali ao lado. Era um espectáculo e tanto. E até me arrisco a dizer que vi efeitos pirotécnicos comparáveis apenas ao dia em que a casa dos Grucci explodiu durante as comemorações do bicentenário.
Então, à medida que a deflagração felina se ia extinguindo e podia ver de forma clara a silhueta do gato, começou a expelir uma densa nuvem de fumo juntamente com outras substâncias gasosas que só posso descrever como “vapor de gato”. Rapidamente, cobri-o com várias camisolas baratuchas que já não me serviam e esmurrei-o com delicadeza, ainda que não sem alguma ira, durante pouco mais do que uma hora, até que o fumo esmoreceu e ele parou com os guinchos que, na altura, começavam já a incomodar.
Nessa altura, motivado sem dúvida pela dor súbita e pelo medo, saltou vários metros no ar, ficou hirto, abriu as pernas e começou a girar com violência, gemendo e elevando-se em círculos, até à ventoinha do tecto numa órbita elíptica. Girou durante quase uma hora. Finalmente, exausto ou, supus eu, morto, ficou imóvel, a sua órbita suavizou-se e foi contra um armário do século XVIII, aterrando com toda a violência no chão. Durante três dias, ficou imóvel. Quando acordou, abri uma lata de comida para gatos e alimentei-o à mão.
Mas uma coisa vos direi. Apesar de ter ficado com um aspecto estranho e de tresandar, estou feliz por ter estado lá quando ele precisou de mim.»

Etiquetas:

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates