« Home | Breviário de palcos: entre a montanha e o funeral » | Entretanto, nos U S of A... » | O dinheiro ou a vida » | Primeiro dia no clube de saúde » | Star Wars, anos 20 (ou a Guerra dos Mu[n]dos) » | Breviário de outras coisas » | U2gle News Portugal: U2be » | U2gle News Portugal: U2, Brutus? » | U2gle News Portugal » | Godzilla e as tágides (revista de postas) » 

07 janeiro 2007 

Zé brasileiro português de Braga

Mão amiga fez-me chegar, ainda agora, o texto de Políbio Braga, um suposto jornalista brasileiro, que afirma que «Portugal não merece ser visitada e os portugueses não merecem nosso reconhecimento».

A prosa do dito cronista tem tido a devida repercussão na blogosfera e teve até direito a uma brilhante resposta de Francisco Seixas da Costa, embaixador de Portugal no Brasil, também ela amplamente citada. (A história pode seguir-se por aqui e aqui e aqui e aqui e aqui, até chegar, claro, ao "aqui" original.)

A polémica é bonita, sim senhor. Mas tudo isto é um tanto ou quanto irónico: o senhor com nome de cidade portuguesa e bigode aportuguesado anda a dizer mal de Portugal e dos portugueses em português depois de vir a Portugal pela quinta vez... e ainda por cima, escreve mal (Portugal ainda é masculino, certo?).

Não querendo alimentar desventuras (que a deste senhor já vai longa), não posso, no entanto, deixar de corrigir um pequeno pormenor: no lado direito do site do dito jornalista, naquele quadrado com a bandeira portuguesa, onde se lê «Leia aqui o que os portugueses acham dos brasileiros», não deveria estar antes «Leia aqui o que alguns portugueses acham deste brasileiro»?


PS: Só mais uma acha para a fogueira, uma discreta pérola encontrada na biografia do senhor: «Além de jornalista, Políbio Braga também é advogado graduado pela UFRGS, mas se limita estritamente a causas relacionadas com a liberdade de imprensa - principalmente a sua própria

Eu também li o texto do jornalista e não concordo com o que ele escreveu. Sou brasileiro e acho que esta rivalidade não deveria existir. Acho que os portugueses tem um pouco de razão quanto ao português do Brasil, porém o português que nós estamos a estudar na escola é o mesmo que o de Portugal, só que parte dos brasileiros não falam como se é aprendido na escola. Acho que os brasileiros dizem que os portugueses são burros pois não conseguem imaginar como Portugal é um país relativamente pobre depois de todas as riquesas materiais que tirou do Brasil. Eu tenho sincero orgulho da herança portuguesa que tivemos, bem como da africana e da indígena. Temos que deixar esses pormenores e buscar uma união sincera e verdadeira.

Enviar um comentário

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates