« Home | E para o fim-de-semana, prevêem-se... » | Corredor do poder » | Polaroids from... » | Ena ena ena, ena ena, ena pá! (revista de postas) » | Sê um CTT » | 10 anos... (descubra as diferenças) » | Rufino ao vento (revista de postas) » | La République (revista de postas) » | Oprah, Uma. Uma, Oprah... » | Da boca de um colega, quarentão, jornalista de pro... » 

03 março 2008 

Breviário de fitas: um cálice de Fantas (notas de viagem)

«- This is not real...
- Fuck reality!
»

(Chegar. O Cantar de Sophia pela 31 de Janeiro acima. Um croissant misto a dizer bem-vindos e...)

...uma colheita de Shrooms irlandeses com muito bom ar mas pouca moca, cozinhados à lá teen-horror amador: boas ideias espapassadas entre bocejos e estranhos ângulos de uma câmara mais preocupada com o cleavage da protagonista do que com o rumo da história.

(No Cine Águia, à Batalha, anuncia-se «Noite Na Terra - e a seguir: E Tudo O Rio Levou».)

Um hilariante western-teriyaki série A a fazer de B, pincelado a Bollywood com samurais e Tarantino no ecrã a fazer de actor. Depois de Sukiyaki Western Django, os filmes de cáubois nunca mais serão os mesmos!

(E as curtas, as promissoras curtas, que foram relegadas para a sala pequena... Ora bolas.)

De Espanha, a câmara no [REC] e o terror em loop, em mais uma injecção de adrenalina pura de Jaume Balagueró, ao jeito de Cloverfield meets Noite dos Mortos-vivos meets Outbreak, mas com menos dinheiro e mais história, mais emoção, mais humor, mais sustos e mais... zombies, serão zombies?

(Noite...
...Dia. Finos e francesinhas no Canal 3, uma tarde perdida em Serralves e...)

...uma curta-metragem para esquecer (como é se chamava, mesmo?). Agora sim, eis o tão aguardado Teeth! Ou não? Será que não? Ó raios, não... Venha então esse Aparecidos e «que sofram tanto a vê-lo como nós sofremos a fazê-lo». Está certo, mas - apesar de uma excelente estória, de um argumento verdadeiramente surpreendente, do ambiente a negro e medo e das belas paisagens argentinas - a partir de meio, o que faz sofrer é mesmo o cansaço e um final pintado ao mais banal cliché hollywoodesco.

(E as cadeiras do Rivoli? Raispartam as cadeiras do Rivoli...)

De uma estopada quase boa para um curto episódio de esquizofrenia psicotrópica: Breath é, no mímino, bizarro. Entre a história de amor absurda e o conto poético-surreal, o novo de Kim Ki-duk é um pedaço de tro-la-ró alucinado a viajar na maionese.

Para a sobremesa, prato cheio: Peekers (pura patetice), Found Objects (bonito mas oco) e, hélas, o regresso do mestre! Tantos anos depois, Dario Argento continua tão bestialmente mau e tão terrivelmente divertido como poucos (e Asia, a filha, continua a deixar-se filmar de forma... preocupante... pelo seu próprio pai - e a mostrar porque é não vingou em Hollywood). Mother of Tears é verdadeiro gore série Z, com litros e litros de sangue vermelho demais, diálogos sem sentido, bruxas saídas das páginas centrais de uma Playboy de há 20 anos e actores em estado de choque. Como seria de esperar, é tão mau, tão mau, que é de chorar por mais.

(E no regresso, a dúvida: como é que há pessoas que conseguem passar uma viagem de comboio inteira sem se calar um minuto que seja? Quase três horas de blá-blá em contínuo? Não é fácil...)
__________

Etiquetas: ,

Que inveja, este ano não pude ir...

Eu não fui no ano passado, por isso este ano, mesmo apesar do menu não ser o mais aliciante, não podia deixar de ir. Só faltou o Teeth, mas ainda assim, soube bem...

Enviar um comentário

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates