« Home | Na véspera do ir... » | Ou sopram ventos de mudança ou a Eurovisão tem sen... » | 205 anos depois... » | Há blogues que dão em livro... » | Breviário de leituras: Se numa noite de Inverno um... » | Da arte de subir na vida » | Breviário de fitas: o código do filme do livro que... » | Confissão » | Breviário de sons: cinco minutos de Jay-Z » | Breve resenha de um sábado intenso (ou proposta de... » 

24 maio 2006 

As bolas de Berlim (notas de viagem)

À chegada a Berlim, nada nos diz que saímos de Portugal: os autocarros são amarelos e iguais aos da Carris; os táxis são bejes como os portugueses; e o motorista do transfer era... português!

A primeira refeição na Alemanha (um almoço tardio) foi num acolhedor restaurante/bar que parecia um típico pub londrino cheio de fotos de Berlim nos anos 30. Na ementa, "Hühnerfrikasee mit spargel und champignons im reisrand", traduzido por baixo como "Chicken with asparagus and mushrooms in the edge of rice" - qualquer coisa como "Frango com espargos e cogumelos na ponta do arroz". Comemos bife.

Das outras refeições: "Bananen curry" num restaurante indiano na zona gay de Berlim ("indi-gay"?); uma sobremesa deliciosa mas de nome impronunciável na esplanada de um restaurante italiano enquanto chovia a cântaros (e atendidos por uma empregada e uma tradutora); uma salsicha de 20 centímetros e um pão de antes-d'ontem num quiosque no páteo de um antigo armazém transformado em discoteca/sala de concertos/eventos artísticos, atendidos por um alemão com um blusão da selecção portuguesa.

Na capital alemã respira-se futebol: junto às Portas de Bradenburgo, onde há 20 anos estava o muro de Berlim, está hoje uma gigantesca bola de futebol.

Não há bolas de Berlim em Berlim. Mas há um excelente Apflestrüdel...

Berlim é a capital da música kitsch. Os Abba e os filhos da Eurovisão continuam nos tops, ao lado de coisas como Banaroo, Hot Banditoz, Brunner & Brunner, Mickael Turtle, Vanilla Ninja e "Die kleine kuh von Malibu". E, claro, David Hasslehof.

A televisão é tão má como a portuguesa. Só que em alemão.

PS: de passagem por Zurique, paragem para almoço num simpático café/snack-bar com ar de tasca lavadinha em Augustiner-Grässe (uma rua saída de um conto de fadas). Na mesa, um saleiro de marca: Peugeot! Nas ruas, entre lojas de chocolates e montras de relógios, cartazes anunciam a estreia de um novo espectáculo: "Heidi - das Musical". No aeroporto, ninguém prima pela simpatia. Mas os aviões saem à hora.
_______________

Etiquetas:

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates