« Home | Com a tua visita me honras, parte II (the secret i... » | Da sensualidade à mesa (revista de postas) » | Com a tua visita me honras (e me inflamas o ego) » | Ainda o ataque do demónio do e-mail: the end » | O regresso do ataque do demónio do e-mail: actuali... » | Breviário de sons: the final recordings (uma voz p... » | Ainda a vitória de Portugal (ou, neste caso, a der... » | Breviário de leituras: Quando é que Jesus traz as ... » | O regresso do ataque do demónio do e-mail » | O ataque do demónio do e-mail » 

05 julho 2006 

Ah, afinal o Mundial estava aqui escondido!

Depois d'O ABC do Futebol (um divertido documentário de Hermman Vaske, apresentado por John Cleese e recheado de cromos da bola, e exibido n'A Dois há algumas semanas), foi agora a vez de dois canais da SIC nos oferecerem, em dias seguidos, dois dos mais curiosos e interessantes programas sobre futebol que as nossas televisões algumas vez exibiram.

Primeiro foi a polémica reportagem The Beautiful Bung, do jornalista Andrew Jennings, que deu na SIC Notícias incluída no programa Panorama BBC. Uma peça bem escrita e extremamente bem filmada sobre a corrupção na FIFA, que só teve direito a discreta exibição na madrugada desta segunda para terça-feira e que deve ter sido vista por três ou quatro gatos-pingados como eu, que foram apanhados por acaso na revelação desta enorme teia de subornos que mancha o "beautiful game"...

Já esta madrugada (terminou ainda agora), na SIC, foi a vez do interessantíssimo documentário "El nacimiento de una pasión", de Jesús Sánchez Romeva, sobre a pré-história do futebol. Documentário revelador e cativante que, infelizmente, nem sequer teve honras de fazer parte da programação do canal - o título tive que o descobrir pela Net e, a bem dizer, ainda estou convencido que este filme, narrado num inglês very british mas produzido pela Real Madrid TV, não era o filme Guinevere, como me querem fazer crer vários guias de programação.

De qualquer maneira, e apesar do desleixo com que foram tratados, é de louvar que a televisão que diz que o Mundial está lá tenha percebido que existe vida para lá das repetitivas reportagens de rotina e das constantes peças toscas e aparvalhadas com que enchem telejornais. Que existem bons programas, inteligentes e não necessariamente toscos e aparvalhados, sobre um desporto que não é tosco nem aparvalhado, que não é só para gente tosca e aparvalhada... e que não tem que ser constantemente tratado de forma tosca e tontinha.

B.I.

Coisas Breves

Powered by Blogger
and Blogger Templates